Resorts de luxo vendem comida podre e expirada em Cabo Ledo e Mussulo
Resorts de luxo vendem comida podre e expirada, foram multados.

A u t o r i d a d e Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar(Aniesa) detectou diversos produtos alimentares em má conservação e até caducados e podres em resorts no Cabo Ledo e na Ilha do Mussulo. Entre as irregularidades,constam produtos fora do prazo de validade, como enchidos, carnes e pão, que foram apreendidos e destruídos.Numa ronda efectuada no último fim-de-semana em Cabo Ledo e testemunhada pelo Valor Económico, a Aniesa verificou que o uso de produtos caducados, no resort Carp Diem, por exemplo,era consciente. Produtos como enchidos e carnes tinham rótulos com datas de fabrico e de expiração arrancadas. No caso do pão,o mau estado de conservação era evidenciado sobretudo pela cor verde e bolor. 

A Aniesa recolheu e destruiu todos os produtos.Já na Ilha do Mussulo, em que o jornal não esteve presente, a Aniesa reportou as mesmas irregularidades, incluindo produtos deteriorados, no resort ‘Netu’s Village’, ao passo que o resort Keb foi alertado que é ilegal, ou seja, não está habilitado a exercer a actividade.

Paulo Augusto, proprietário do Carpe Diem, no Cabo Ledo,reconhece as irregularidades do estabelecimento, mas justifica-se com o “difícil acesso aos fornecedores e a distância”, ao mesmo tempo que descarta responsabilidade quanto às irregularidades administrativas detectadas.

 “Nós não temos energia, única fonte de energia é o gerador, é justo que tenham pedido a mim que as valas de drenagem estejam limpas? É preciso que as pessoas tenham sentido de Estado e percebam que não temos água em Cabo Ledo, a nossa água vem do rio Longa e é preciso um camião e custos enormes”, justifica-se o empresário, acrescentando que,se houvesse um supermercado perto, faria compras todos os dias.

 “Mas tenho de percorrer quase 300km até Luanda para fazer compras, por isso, tinha deter dois ou três funcionários para verificar as datas”, explica-se. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
2
   
1
   
0
   
1