Projecto OTCHIVA-MANGAIS pretende livrar Angola de calemas
Um projecto juvenil, denominado OTCHIVA MANGAIS, destinado na protecção do meio ambiente, pretende enquadrar Angola no Rankings mundial e livrar o país das calemas, ao reflorestar neste sábado, 09, a Península do Mussulo com 30 mil plantas.

Anúncio

Anúncio

A responsável, Fernanda Renée disse que com o México, seguido do Brasil na liderança com 29.703 mangues reflorestados em um dia, Angola se prepara expectante para entrar no Rankings mundial, já neste sábado ao tentar colocar 30 mil plantas, numa área de 5,87 hectares = 58.671,4 metros cúbicos.

O projecto garante que a comunidade voltará a ser resiliente contra todas as catástrofes naturais que têm passado até ao momento(calemas, erosão e ventos fortes), bem como usufruir outra vez da economia que os mangais oferecem (pesca sustentável de crustáceos e moluscos).

“O Ecossistema com a maior biodiversidade do mundo está a ser reflorestado por nós” escreveu nas redes sociais a responsável do projecto, avançando que mais de 17.5 hectares já foram requalificados até aqui.

As zonas húmidas são críticas para a manutenção dos ecossistemas a nível mundial mas estima-se que metade dessas zonas tenham desaparecido desde o inicio do séc. XX, daí que o nosso trabalho de requalificação e protecção destas zonas, feitos a escala local em Angola terá um impacto decisivo a escala global”, acrescentou.

Por: Armando Maquengo

Anúncio

Anúncio

REAÇÕES

7
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0