Presidente da CNE garante que as eleições gerais foram justas e transparentes
Faltando poucos dias para divulgação dos resultados definitivos das eleições gerais de 23 de Agosto, André da Silva Neto, presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), garante que as eleições gerais foram justas e transparentes e, considera que os partidos da oposição estão agir de “má-fé” com objectivo de descredibilizar o processo.

André da Silva Neto, em resposta a declaração conjunta divulgada no domingo pelos partidos da oposição nomeadamente UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA, sobre as eleições gerais de 23 de Agosto, o presidente da CNE, repudiou as supostas insinuações de inconstitucionalidade e ilegalidade lançadas pelos partidos.

E sobre as várias irregularidades, tais como, o alegado desaparecimento de urnas e votos, o surgimento de novas urnas, André da Silva Neto sublinhou que "em momento algum" os mandatários reclamaram o desaparecimento de urnas e votos, bem como o surgimento de novas urnas. 

O presidente da CNE garante que, a lei eleitoral angolana estabelece que as reclamações devem ser feitas no local onde ocorreram os factos a reclamar, devendo constar das actas, quer das operações eleitorais da mesa de voto, quer do apuramento provincial.

"O processo eleitoral corre dentro da normalidade, estando em curso o apuramento nacional dos resultados eleitorais definitivos, com base nas atas de apuramento provincial e outros documentos, na presença dos mandatários nacionais, indicados pelos partidos políticos e coligação de partidos políticos concorrentes", disse o presidente do órgão administrativo eleitoral angolano.

De salientar que, as eleições de 23 de Agosto contaram com a participação do MPLA, UNITA, CASA-CE, FNLA, PRS e APN, os resultados provisórios nacionais actualizados, disponibilizados pela Comissão Nacional Eleitoral colocam o MPLA em primeiro lugar, com 61,05 por cento dos votos.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
3
   
0
   
0