JMPLA acusada de boicotar manifestação de jovens estudantes
O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) acusa a organização juvenil do MPLA, a JMPLA, de tentar boicotar a marcha dos estudantes, prevista para o próximo sábado, dia 15, em apoio aos professores das universidades públicas e do seu sindicato, que estão há mais de um mês em greve, sem qualquer resposta positiva das autoridades. A JMPLA refuta a acusação do MEA e diz ter agendado a sua marcha, a favor da Paz, há bastante tempo.

Segundo o MEA, a manifestação visa somente alertar as autoridades no sentido de responderem às reivindicações dos docentes universitários que estão em greve desde o dia 27 de Fevereiro e não entende as razões da JMPLA agendar, repentinamente, também uma actividade denominada "Marcha da Juventude de Apoio à Paz", para o mesmo dia, lugar e horário.

Francisco Teixeira, presidente do movimento dos estudantes, disse que o MEA convocou a sua marcha para exigir o regresso às aulas na universidade pública a semana passada, enquanto a JMPLA diz que a sua marcha, de carácter partidário, encontra-se agendada há mais de um mês.

O MEA acusa a JMPLA de pretender boicotar e impedir a actividade dos estudantes no próximo sábado, no Largo da Independência, em Luanda.

"A JMPLA decidiu fazer a mesma actividade que nós, no mesmo local e horário, só para atrapalhar, mas nós não vamos recuar, a nossa luta é pelo ensino de qualidade e os professores lutam por isso", disse Francisco Teixeira.

Segundo o líder do MEA, "é intensão clara da JMPLA boicotar a marcha dos estudantes e usam o dia da Paz como protesto".

"Querem fazer-nos recuar, para não realizarmos a actividade no dia 15 de Abril. Esse é o objectivo deles. Nós convocámos a marcha primeira e a nossa marcha vai sair", avançou.

O MEA questiona o porquê de a JMPLA não ter realizado a marcha antes do dia da Paz, assinalado a 4 de Abril.

"A JMPLA diz que escreveu a carta ao Governo Provincial de Luanda (GPL) no dia 2 de Março. Isso não é verdade de certeza!", acusa o MEA.

Conforme o Movimento dos Estudantes Angolanos, o MEA fez o seu pedido ao GPL e à Polícia Nacional (PN) na segunda-feira,10.

JMPLA nega e diz ter agendado a sua marcha há bastante tempo. Em declarações à imprensa, Crispiniano dos Santos, secretário nacional da JMPLA, nega que a JMPLA pretenda boicotar a marcha do MEA e diz que a o braço juvenil do MPLA tem agendada a sua marcha há bastante tempo, esclarecendo que a actividade não se resume apenas a Luanda.

"Isto não condiz com a verdade porque nós temos programas próprios e não precisamos de interferir em programas de outrém", esclareceu Crispiniano dos Santos, assegurando que a JMPLA quer pôr na sua marcha em Luanda mais de 180 mil pessoas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0