Investigadores procuram fósseis de milhões de anos no Bentiaba
A comuna do Bentiaba, município de Moçâmedes, foi escolhida por paleontólogos internacionais para trabalhos de escavação, a partir de segunda-feira, com o foco em fósseis de répteis marinhos e de dinossauros de há milhões de anos.

A escolha desta região segundo os paleontólogos que mantiveram uma audiência com o Governador do Namibe, Archer Mangueira, surge pelo facto desta região apresentar indícios bastantes para este tipo de estudo.

O paleontólogo Anne Schulp, investigador do museu nacional de história natural da Holanda, salientou que a comuna do Bentiabaé apontada como uma zona mais fértil para este tipo de pesquisa. 

Disse que a grande diversidade de colecção de fósseis do Projecto PaleoAngola, nomeou o primeiro dinossauro descoberto em Angola, o Angolatitan Adamastor, cujo modelo se encontra no Museu de Geologia Da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

"Somos quatro paleontólogos que organizamos um programa de investigação denominado PaleoAngola, que prevê a formação de estudantes angolanos na área de paleontologia, por formas a se tornarem técnicos de laboratórios de classe mundial, para que Angola seja reconhecida globalmente pelo desenvolvimento dos seus próprios recursos paleontológicos" informou.  

Sublinhou ainda que o projecto é levado a cabo desde 2005 com a universidade Agostinho Neto.

Por sua vez, a vice-governadora para o sector técnico e infra-estrutura, Ema Samali, frisou que a missão visa aprofundar o estudo sobre as potencialidades fósseis do Namibe e permitir a inserção de estudantes locais no processo de descoberta e escavação, reforçando a cooperação entre e governo do Namibe e a UNESCO.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0