Hospital Geral de Luanda precisa de mil  enfermeiros
O Hospital Geral de Luanda (HGL) está a precisar de cerca de mil enfermeiros, para atender com dignidade os mais de 900 pacientes que vão todos os dias ao bancos de urgência.

O director-geral, Bernabé Lemos, que falava à imprensa, por ocasião da recepção de medicamentos e de outro material gastável, doados pela Cruz Vermelha de Angola (CVA), referiu que, actualmente, o hospital tem estado a receber um número muito elevado de pacientes.

O director-geral do HGL justificou o número de doentes, pelo facto de a unidade estar localizada na periferia da cidade de Luanda. "Assistimos cerca de dois milhões de habitantes, o que nos expõe a muitos gastos diários, em termos de medicamentos”, disse.Actualmente, o hospital conta com 544 funcionários, dos quais 65 médicos e 271 enfermeiros. Explicou que "os medicamentos nunca são suficientes”, principalmente nesta altura de "pico” de casos de malária.

Sobre essa enfermidade, Bernabé Lemos avançou que, em média, o HGL atende cerca de 120 pacientes, sendo que, diariamente, o número oscila entre os quatro e dois casos. Para outras patologias, os registos ficam de seis a oito doentes.O director-geral explicou que os bancos de urgência do hospital já não registam um grande afluxo de pacientes, comparativamente aos dias anteriores.

Entre as patologias mais frequentes, o HGL regista casos de malária,  anemia severa, mal nutrição, ferimentos por acidentes de viação e agressões físicas com recurso à arma branca.

Com uma capacidade para 355 camas, das quais 242 para a ala materno-infantil e 44, na pediatria, o Hospital Geral de Luanda presta assistência à rede sanitária primária e auxilia, também, as unidades clínicas terciárias.

Reforço de medicamentos

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
2