China nega conceder mais uma moratória da dívida de Angola
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José Massano, esclarece que o acordo de alívio da dívida de Angola à República Popular da China não significa moratória (atraso ou suspensão do pagamento).

Angola tem uma dívida com a República Popular da China fixada em cerca de 17 mil milhões de dólares norte-americanos, conforme dados avançados, esta semana, pelo Chefe de Estado, durante as negociações oficiais. 

De acordo com José Massano, no quadro das negociações, a China flexibilizou e deu a possibilidade de Angola entregar uma reserva de garantia mais baixa.

“O calendário não é alterado, mas o que passará agora a acontecer é que as nossas prestações, em que parte delas serviam para constituir uma reserva de garantia, essa reserva passa a ser mais baixa, permitindo libertar, em média, por mês, algo em torno de Usd 150/200 milhões”.

 O Presidente angolano detalhou que, desse valor, cerca de 12 mil milhões de dólares americanos foram contraídos junto do Banco de Desenvolvimento Chinês (CDB) e do EximBank, com colateral petróleo e cláusulas de reembolso que sobrecarregam o serviço da dívida. 

Detalhadamente na plataforma Lenguluka

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
2
   
0
   
0
   
1