BNA apresenta novas notas do kwanza


O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou nesta quinta-feira que a imagem da nova família da moeda nacional, o kwanza, passa a contar apenas com o rosto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

A informação foi avançada pelo Governador do BNA, José de Lima Massano, na Assembleia Nacional, durante a discussão e aprovação, na generalidade, da Proposta de Lei que autoriza o Banco Central a pôr em circulação uma nova família de notas de kwanza.

José Massano explicou que na nova família do kwanza, denominada “série 2020”, foram incorporadas substratos de polímero (plástico) que as tornarão mais resistentes que as de papel, em circulação.

Garantiu que são mais seguras, porque nelas foram incluídas melhores características de segurança, dificultando assim a sua falsificação.

As novas notas, no valor facial de 200, 500, 1000, 2000, 5000 e 10000 kwanzas, denominada “Série 2020”, foram também ilustradas com as maravilhas naturais de Angola.

Com efeito, na de 200 figuram as Pedras Negras de Pungo a Ndongo (Malange), na de 500 a Fenda da Tundavala (Huíla), na de 1.000 a cordilheira do Planalto Central (Huambo), na de 2.000 a Serra da Leba (Huíla), na de 5.000 as ruínas da Catedral de São Salvador do Congo (Zaire) e na de 10.000 as Grutas do Zenzo (Uige).

Para produção da nova família do Kwanza, segundo José Massano, o BNA realizou um concurso internacional limitado por convite, tendo sido apuradas três entidades, nomeadamente uma alemã, uma russa e outra norte-americana.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

23
   
3
   
6
   
3
   
3
   
14
   
2
   
2
   


COMENTÁRIOS NO FACEBOOK