Banco BIC critica gestão cambial do BNA
Fernando Teles, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco BIC, criticou na última semana, a política cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), quanto a distribuição dos ordenados nos bancos comerciais. Situação esta que tem causado bastante insatisfação.
Foto de Angop

“A questão é que o BNA e o Governo decidiram que a moeda externa deveria ser disponibilizada de acordo com as prioridades do Governo”, observou o PCA do BIC, em declarações a jornalistas, acrescentando que não sabe “se é assim que está a ser feito”.

Segundo o jornal Valor Económico, o Presidente do BIC, Fernando Teles, afirmou que, face à política adoptada pelo BNA, muitos clientes têm sido preteridos. Por outro lado, denunciou haver situações em que clientes que têm kwanzas para adquirir a moeda externa, no caso o euro, são preteridos, a favor dos que não têm kwanzas para a transacção. “Se me perguntarem se estou satisfeito com isso, não, não estou”, desabafou Teles.

Teles, garantiu que o BIC, tem priorizado verbas cambiais para os casos complexos, como empresas com dificuldades de importar produtos, e pessoas doentes que buscam tratamento no exterior. Ainda assim, nem sempre chega. “Há empresas com a corda no pescoço e outras a encerrar devido à escassez de dólares”, concluiu.

REAÇÕES

2
   
1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
4