Por que se usa aliança no casamento?
Qual é a razão de usar aliança?

Depois de um casal oficializar a união, espera-se que os dois usem alianças o tempo todo – e se não o fizerem, é considerado um sinal de que não estão comprometidos.

As alianças como anéis de casamento, na verdade, têm uma longa história como símbolo de amor e compromisso. Quando você usa uma aliança, você está participando de uma tradição mantida desde os tempos antigos. Vamos dar uma olhada nessa história!

As primeiras alianças de casamento

O primeiro exemplo registrado de aliança de casamento tradicional foi encontrado no Antigo Egito, há mais de 3.000 anos. De acordo com os hieróglifos dos pergaminhos da época, os casais começaram a fazer anéis um para o outro de cânhamo, junco, couro ou marfim.

Quanto mais caros seus materiais, mais amor se acreditava que você tinha por seu parceiro (felizmente, sabemos que não é o caso atualmente). A forma circular do anel também simbolizava o amor eterno e inquebrantável – um significado que ainda atribuímos aos anéis de hoje.

Com o passar do tempo, outras culturas adotaram a tradição da aliança de casamento. Na Roma Antiga, os noivos davam às suas noivas um anel de ferro, o que os torna os primeiros predecessores dos nossos modernos anéis de metal.

O anel de ferro trouxe um novo significado à tradição da aliança de casamento; agora representava não apenas o amor eterno, mas um amor forte e duradouro. 

Por que a mão esquerda?

Assim como fazemos hoje, os casados nos tempos antigos usavam suas alianças no quarto dedo da mão esquerda, contando a partir do polegar – chamado de dedo anelar ou anular. Existem duas teorias prevalecentes sobre como essa tradição começou.

Para nações politeístas como os gregos e romanos, dizia-se que esse dedo continha a “vena amoris”, ou veia do amor. Acreditava-se que essa veia corria do dedo anular direto para o coração e, portanto, era o melhor lugar para guardar o símbolo de amor. Claro, agora sabemos que o sistema circulatório não funciona dessa forma, mas a localização do anel não mudou.

À medida que o Cristianismo se espalhou, surgiu outro motivo para colocar uma aliança de casamento no quarto dedo. Durante uma cerimônia de casamento cristão, o sacerdote fazia uma oração sobre o casal, encerrando-a com: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Enquanto orava, o sacerdote tocava cada dedo da mão esquerda, começando com o polegar (um dedo para cada um para o Pai, Filho e Espírito Santo).

Como ele disse: “Amém”, o sacerdote selaria a união matrimonial colocando o anel no quarto dedo. Apesar de existir crenças diferentes do Cristianismo e casamentos não religiosos, a tradição da localização do anel permaneceu inalterada.

REAÇÕES

5
   
1
   
2
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0