Relações sexuais em Angola causam impedimento na doação de sangue em Portugal
Portugal considera Angola como um dos países onde há epidemia de VIH/Sida, por essa razão quem fizer sexo com angolanos em, Portugal não poderá doar sangue durante um ano

A Direcção Geral de Saúde de Portugal actualizou as regras para a doação de sangue , e afirma que as pessoas que tiverem relações sexuais com pessoas de Angola, Moçambique e Guiné - Bissau que são os países que supostamente têm epidemia do VIH/Sida ficam impedidas de doar sangue.

Este impedimento é extensivo aos homossexuais, para as pessoas que tiveram relações com  trabalhadores do sexo, para os de hepatite B e C ,  bem como para quem teve relações sexuais com pessoas que contraíram o vírus,  afirmou a DGS de Portugal.

A Direcção Geral de Saúde portuguesa disse que, estes grupos onde se encontra angolanos incluindo são "sub -populações com elevado risco de infecção para agentes transmissíveis pelo sangue".

Para o combate à Sida , a seroprevalência em Angola entre os adultos de 15 à 49 anos é de 2,2 por cento e em  Moçambique os que têm epidemia de VIH/Sida,  a seroprevalência é de 10,5 por cento; isso segundo o programa das Nações Unidas.

Rede Angola

REAÇÕES

2
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0