Grande parte de cabo-verdianos em Angola é ilegal
Uma grande parte de cidadãos cabo-verdianos residente em Angola, principalmente em Benguela, está sem a documentação legal, segundo informou o ministro da Justiça.

Publicidade

Publicidade

Em entrevista, em Cabo Verde, na XVI Conferência dos Ministros da Justiça dos Países da CPLP, o actual Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, Francisco Manuel Monteiro de Queiroz, partilhou a preocupação com autoridades daquele país em legalizar os cabo-verdianos residentes em Angola.

Segundo o Ministro da Justiça de Angola é ainda significativo o número de cabo-verdianos residentes, sem a documentação legal necessária para a sua permanência naquele país irmão.

“Estamos a trabalhar com a Embaixada de Cabo Verde em Angola para a identificação de todos os cabo-verdianos, pois muitos estão sem documentação civil. Sobretudo na província de Benguela onde a comunidade cabo-verdiana é muito grande, o que nos tem preocupado”, disse.

Um processo que tem sido facilitado graças às relações históricas e culturais entre os dois países. “Como todos pertencemos à CPLP, as formalidades são mais ligeiras. Dai que temos trabalhado para a resolução desta questão com a maior brevidade possível.”

Contudo, o governante reconhece que o problema é também registado entre os cidadãos angolanos, sendo igualmente uma prioridade do seu governo a massificação dos registos de nascimento e identidade.

“Queremos ver se até ao final da legislatura o assento de nascimento seja garantido a toda a população e, a partir disso, emitir também os bilhetes de identidade”, assegura.

Fonte: Angola 24 horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0