Vera Daves culpa subida do preço da comida com aumento da gasolina
A ministra das Finanças, Vera Daves, considerou hoje que o aumento da inflação é a primeira consequência da retirada dos subsídios aos combustíveis, que quase duplicou o preço.

"Estamos a ver os primeiros sinais deste impacto", disse Vera Daves, numa entrevista à Bloomberg, onde participa na cimeira sobre um novo pacto de financiamento global, promovido pelo Presidente da França e várias instituições financeiras mundiais.

A política monetária e várias medidas para prevenir "alguma especulação" de preços devem colocar a inflação novamente numa "trajetória descendente", acrescentou a responsável pelas Finanças de Angola, país que viu a inflação subir para 10,62% em Maio, depois de 15 meses seguidos a descer.

Questionada sobre se teme mais manifestações contra a retirada dos subsídios, como a que aconteceu no sábado, Vera Daves respondeu: "Estamos a trabalhar arduamente nas medidas de mitigação, aumentámos o montante mensal de dinheiro para as famílias pobres, especialmente nas áreas rurais, e comprometemos mais verbas para o programa de entrega de dinheiro, e estamos também a estabelecer um fundo de emprego".

Na entrevista à Bloomberg, a ministra manteve a meta de 3% de crescimento económico para este ano, e apesar de a produção de petróleo estar em queda, Vera Daves de Sousa disse que continuava com uma perspetiva positiva sobre o setor.

"Ainda estamos confiantes num crescimento de 3% este ano, mas vamos ver nos próximos meses como é que a produção de petróleo se comporta", afirmou, vincando que continua afastada a possibilidade de emissão de dívida internacional por causa das taxas elevadas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0