Vai abrir concurso público para admissão de mais de 900 novos profissionais no Ensino Superior
A vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse que o Executivo vai admitir no próximo ano mais de 900 novos profissionais, entre docentes e investigadores, no Ensino Superior, por via de um concurso público de ingresso, e que está em curso a concepção do projecto do Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), e da nova fase da Universidade do Namibe.

Segundo o número dois do Executivo, em 2024 o Governo vai dar seguimento à execução de vários projectos ligados à ciência.

Esperança da Costa destacou que foram desencadeados procedimentos de garantia de financiamento para a construção e apetrechamento de novas instalações académicas para a UAN, Universidade Katyavala Bwila, Universidade Mandume ya Ndemufayo, Universidade José Eduardo dos Santos e Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela.

Ao intervir na 8.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, esta quinta-feira, 30, a vice-Presidente salientou também a criação da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), uma instituição que reforçará o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

"A nossa política nacional de ciência, tecnologia e inovação foi elaborada ainda no período em que vigoravam os `Objectivos de Desenvolvimento do Milénio`, a política foi elaborada em 2011 e passados todos esses anos é necessário fazer a adequação", disse.

No passado mês de Setembro, aquando da abertura do ano académico 2023-2024, Esperança da Costa disse que o Executivo vai implementar 13 novos cursos de especialização nos sectores prioritários, mediante um investimento de 1,2 milhões de euros, financiados pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO).

Sobre a abertura no próximo ano de um concurso público de ingresso no Ensino Superior, o Novo Jornal tentou ouvir reacções do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES), mas sem sucesso.

REAÇÕES

2
   
1
   
1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0