Só 255 mil habitantes de Malanje têm acesso à água potável
744.720 habitantes, dum total de um milhão que a província possui, não têm acesso à água potável, informou o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Duarte Ginga.

Actualmente, a província de Malanje conta com 14 mil ligações domiciliárias de água potável, mas destas, apenas 11 mil estão activas e abastecidas pelo Sistema de Tratamento da Guiné.

Os números foram avançados durante o acto provincial alusivo ao Dia Mundial da Água, que hoje se assinala.

O responsável fez saber que em face desta realidade, o governo de Malanje e o Executivo central têm envidado esforços no sentido de aumentar a cobertura no fornecimento de água a nível da província, visando melhorar a qualidade de vida da população e evitar doenças do fórum hídrico.

Neste sentido, defendeu mais investimentos em bacias hidrográficas saudáveis, para além do reforço das práticas tendentes ao uso eficiente da água no seio familiar e não só.

Por sua vez, o administrador para área técnica da Empresa de Água e Saneamento de Malanje (EASM), André Piedade, disse estar em marcha desde 2022 um projecto de 12 mil novas ligações, estando já concluídas até ao momento oito mil, nos bairros Cangambo, Canâmbua e Maxinde, no âmbito do novo sistema de água de Quissole, com capacidade para bombear 720 metros cúbicos/hora.

Fez saber que a entrada em funcionamento do referido sistema está condicionada ao estancamento da ravina que ameaça destruir a conduta, no bairro Voanvola, mas garantiu que será feita no mês de Abril a intervenção no traçado, com vista a aumentar a oferta e evitar limitações no fornecimento do líquido.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0