Secretário de Defesa dos EUA de visita ao País na próxima semana para explorar caminhos para uma maior cooperação militar
Angola recebe, na próxima semana, uma visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), que antes passará por Djibouti e Quénia. Em Luanda, Llyod Austin irá "explorar caminhos" para uma maior cooperação militar entre EUA e Angola.

Llyod Austin quer debater com o Governo angolano o reforço da cooperação no sector da defesa, que já estava nos horizontes de João Lourenço. O Presidente da República disse, em finais de 2022, durante uma estadia em Washington para a Cimeira EUA-África, que queria ver os Estados Unidos da América a participar no programa de reequipamento das Forças Armadas Angolanas (FAA), considerando que "até hoje" as FAA "têm apenas técnica soviética".

"Nós entendemos que é chegado o momento de darmos o salto para rearmarmos as nossas Forças Armadas também com equipamento da OTAN e olharmos para os próprios Estados Unidos como parceiro ideal para nos ajudar a fazer essa transição", afirmou João Lourenço numa entrevista concedida à Voz da América (VOA).

Durante a visita aos três países, que decorre de 23 a 28 de Setembro, "sublinha o compromisso do Departamento de Defesa dos EUA em reforçar as parcerias e aumentar a segurança regional no continente africano".

Segundo uma nota de imprensa do Departamento de Defesa norte-americano, em Djibuti, Lloyd Austin vai discutir a cooperação militar em curso, os desafios de segurança regional e as oportunidades para uma maior colaboração.

Em Nairobi, o responsável pela Defesa dos Estados Unidos deverá falar com as autoridades do país sobre "segurança e os esforços de combate ao terrorismo".

Durante a viagem, a nota informa que Austin também visitará militares americanos destacados no Djibuti e no Quénia, "reiterando o apreço e a gratidão do Departamento pelo seu serviço e dedicação na promoção da paz e segurança na região".

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0