Rui Verde diz que “o MPLA precisa de ser extinto e refundado”
O investigador Centro de Estudos Africanos da Universidade de Oxford, Rui Verde, acredita que o MPLA não só não vence as eleições de 2027, como deveria ser extinto e refundado.

"O MPLA é um partido que precisa ser extinto e refundado. No momento em que se encontra, não acredito que volte a ganhar eleições. Não estou a dizer que é a UNITA que vai ganhar, não sei quem será, mas o actual MPLA, que é um partido que não está a dar resposta aos anseios do povo, ainda mantém aquela comunicação soviética, antiga, pesada, vendo o povo como entidade abstracta e não como alguém que está aí na rua a sofrer, com problemas. O povo é algo de abstrato, que é entoado nos comícios. Este MPLA criado nos 60 que, na realidade não se refundou, acabou. A grande questão para 2027 é o que é que vai surgir de novo, e onde vai surgir? Esse livro do Agualusa e do Chivukuvuku não é inocente. Parece-me que muito dificilmente não haverá um “rearrumar” a pouco e pouco das forças políticas habituais", disse em entrevista ao jornal Valor Económico.

Rui Verde encara Abel Chivukuvuku como futuro presidente de Angola. "E agregar franjas do MPLA que não estão contentes, franjas nos da UNITA que não estão contentes. Creio que o MPLA neste momento não dá resposta. Não é questão do governo, o próprio partido que vai às eleições não dá resposta, consequentemente alguma coisa se vai passar, só não sei o que é. Houve uma altura que parecia que a UNITA deu resposta. Para o desagrado de alguns, cometeu aquele erro do impeachment, concentrou tudo naquilo, quando se via que o mesmo não ia resultar e ia ter um segundo efeito, concentrar outra vez o MPLA nele próprio. Ate agora, a UNITA ainda não apresentou uma nova ideia construtiva após o impeachment, acho que se perdeu um ano nisso. Temos aqui um problema que os partidos políticos não dão respostas à grande agitação e burburinho da sociedade."

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0