Prodesi gasta mais dinheiro a importar arroz e frango como matéria-prima
Valor gasto na importação de arroz e de carne de frango, a título de matéria-prima, é superior ao total do encaixado pelo Prodesi com exportação. Programa tendencialmente leva mais dinheiro ao exterior do que contribuir para a entrada.  

A diferença entre o valor das matérias-primas importadas e exportadas no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) é substancial. Nos nove meses do corrente ano, apresentou uma disparidade de 1,147 mil milhões de dólares, apesar de representar uma redução de 27,2% em relação à diferença de 1,577 mil milhões verificada no mesmo período de 2022, indicam cálculos do Valor Económico com base em estatísticas publicadas pela Administração Geral Tributária. 

Até ao fim do terceiro trimestre do corrente ano, o valor das importações totalizou 1,251 mil milhões de dólares, fruto da aquisição de 977.110 toneladas de 54 produtos diversos. Comparativamente ao período homólogo, observa-se uma redução de 23% no valor total empregue em importações, face aos 1,627 mil milhões gastos na importação de cerca de 1.475 toneladas. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0