População destrói posto policial após efectivos da polícia dispararem contra um cidadão
O posto policial da comuna do Forte Santa Rita, na localidade da Praia do Baba, no município de Moçâmedes, na província do Namibe, foi este domingo, 23, destruída totalmente pela população após efectivos da polícia de Moçâmedes terem disparado contra um cidadão. Nem os meios da esquadra foram poupados.

A revolta popular surgiu na sequência do excesso de zelo supostamente protagonizado pelos efectivos da Polícia Nacional em serviço na Praia do Baba.

Tudo começou, segundo relatos, quando os agentes em serviço, chamados a intervir numa confusão familiar, naquela localidade, se insurgiram contra um grupo de jovens que supostamente assistia à discussão.

Após um dos agentes efectuar disparos para o ar no sentido de dispersar a confusão e manter a ordem, acto que não terá caído bem à população, alguns populares insurgiram-se contra os efectivos da polícia, o que criou uma confusão.

Acto contínuo, contam a nossas fontes, os efectivos da Polícia Nacional efectuaram vários disparos, tendo um dos tiros atingido um cidadão e ferido outro.

Este facto levou a que a população se revoltasse contra a autoridade policial naquela localidade da comuna do Forte Santa Rita.

Foi assim que os cidadãos enfurecidos, na sua maioria jovens, invadiram o posto policial do Baba pensando que as pessoas feridas estivessem mortas.

Os populares destruíram o posto policial na totalidade bem como os respectivos meios, com os efectivos a ter de abandonar o local devido ao elevado número de cidadãos que invadiu a esquadra

A administração municipal de Moçâmedes, em comunicado, informou sobre o desentendimento entre os efectivos da Polícia Nacional e a população que causou ferimentos a dois cidadãos que recebem assistência médica no Hospital Ngola Kimbanda.

"Houve um acto de motim e desacato à autoridade, na localidade do Baba, protagonizado por cidadãos munidos de pedras e paus, que se insurgiram contra as forças da ordem em serviço de patrulha no interior do bairro, quando estes tentavam apaziguar uma briga que envolveu um casal", lê-se no comunicado da administração municipal de Moçâmedes.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0