Paulo Portas alerta governantes angolanos para o “tempo útil das reformas”
O antigo vice-primeiro-ministro de Portugal Paulo Portas, em declarações exclusivas ao Valor Económico, chama a atenção aos governantes angolanos para a necessidade de efectuarem reformas, diante da transição energética no mundo, impulsionada, sobretudo, pelas alterações climáticas e pelas guerras que mudam o paradigma económico internacional.

“Uma questão que me parece fundamental, que não é uma questão ideológica, é uma questão de tecnologia e técnica, mas que tem maior consequência do ponto de visto geoeconómico, é a partir de que momento, no tempo, a procura de combustíveis, como o petróleo, tenderá atingir o seu pico e depois a declinar. É muito importante para poder arrumar na cabeça dos decisores o tempo útil para fazer reformas para procurar que as próprias empresas ligadas ao petróleo, nos países como Angola, com mais experiência, mais tempo de produção e relevância no mercado internacional”, recomenda. 

Portas alerta que “o mundo caminha para alterações de política energéticas, quanto às fontes e procurará evoluir para energias mais renováveis”. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0