O Presidente vai baixar os preços
"Em que estás a pensar?", pergunta-me o Facebook. Estou a pensar nas declarações de Bento Bento, nas proximidades das eleições de 2022, em que chegou a afirmar que tinha pedido ao Presidente da República para baixar os preços.

Na altura, não percebi nada, mas não é que baixaram mesmo pouco antes das eleições?!!! Opha! O Presidente é mágico! Conseguiu! Só que, pouco depois de se garantir que permaneceria no cargo, os preços começaram a subir outra vez até ficarem incomportáveis. Muito incomportáveis. Para os angolanos desempregados e de rendimentos baixos, a vida está terrível. Terribilíssima...                     

Geralmente, vou a dois ou três mini e supermercados. Até há poucos meses, eram só miúdos que me pediam arroz, massa e pão à porta. De vez em quando, apareceria uma ou outra mãe. Agora não. Ultimamente, nos mesmos pontos e espaços, vejo mais mães do que filhos. Aposto que muitos governantes não saibam disso. Até porque a maioria esmagadora não frequenta mini e supermercados. Muito menos os mercados, ou melhor, as praças. Nem vai aos musseques nas cercanias de Luanda. Só faz ideia da pobreza pelo que ouve em algumas rádios, pelos gritos dispersos nas redes sociais e pelos números que lhe chega através de relatórios e... de estudos.   

Valha isso o que valer, apesar de cosmético, apesar de não passar de uma palhaçada, é hora de pedirmos ao Presidente que faça recurso aos seus dotes de mágico. Presidente, baixa os preços. A magia dos preços baixos não vale apenas para as campanhas nas eleições. O povo está mesmo a morrer. O desespero, a desesperança está a levar muitos angolanos a cederem ao suicídio. Presidente, baixa os preços.

Opinião de Evaristo Mulaza*, jornalista

REAÇÕES

36
   
8
   
5
   
4
   
8
   
4
   
3
   
15