Mulheres alertadas sobre a prevenção contra o cancro da mama
No âmbito do Outubro Rosa, mês dedicado ao Combate e Prevenção do Cancro da Mama, comemorado mundialmente, a TVCABO, em parceria com a Fundação Mulher, promove um conjunto de acções dedicadas ao tema.

PUB-REPORTAGEM

Estes eventos, que se enquadram no âmbito da Política de Responsabilidade Social da TVCABO, subordinam-se ao tema “Por Cuidados Mais Justos” e têm por objectivo a consciencialização da sociedade para a necessidade de combater este tipo de cancro, que não atinge apenas as mulheres. A prevenção, que pode ser feita de forma simples e não onerosa, é o meio mais eficaz de combater a doença, e esta é uma das principais mensagens que ambas as instituições pretendem difundir. 

A Mesa Redonda, que aconteceu no dia 19, nas instalações da Universidade Católica em Luanda, contou com 3 painéis de debate com a participação de especialistas da área, representantes do Ministério da Saúde e membros da Fundação Mulher. Os temas principais dos painéis foram: (1.) Os efeitos no Seio das Famílias que Perdem os seus Entes Queridos Pelo Cancro da Mama, (2.) Estratégias do Governo na Implementação dos Sistemas de Saúde Específicos e Adequados aos Recursos do País e (3.) A vida Pós-Cancro da Mama.  

Por outro lado, a Marcha Solidária que terá lugar no dia 28, tem por objectivo alertar a população e a sociedade para a prevenção e combate deste tipo de cancro. Participam nesta marcha cerca de 2000 pessoas, entre os quais colaboradores da TVCABO. A marcha terá início no Largo 1º de Maio e termina no Hospital Josina Machel.  

A Presidente Honorária da Fundação Mulher, Dra. Wanda Maria Aparício, refere que o combate ao Cancro da Mama começa com a prevenção; e reforça a importância de realizar testes de controlo regulares, como fazer o auto-exame da mama todos os meses, sete dias após o período menstrual, para todas as mulheres a partir dos 20 anos; o exame clínico da mama com um médico especialista a partir dos 20 ou 30 anos; e a realização de mamografias regulares (sempre que os meios de diagnóstico disponíveis sejam acessíveis) porque permitem visualizar a existência de nódulos ainda antes de poderem ser apalpados. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 milhões de novos casos de cancro (de diferentes origens) ocorrem todos os anos em África, com cerca de 700 000 mortes. De acordo com a informação disponibilizada pela Nações Unidas, anualmente, cerca de 250 mil crianças perdem a sua progenitora para o cancro da mama. A maioria dos casos identificados precocemente apresentam taxas de sucesso no tratamento muito positivas, na ordem dos 95%. Em Angola, o Cancro da Mama lidera em termos de casos diagnosticados, com o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC) a registar, anualmente, mais de 300 casos deste tipo de cancro.  

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0