MPLA apoia a greve dos sindicatos, mas sugere aumentos no salário de apenas 8 mil kwanzas
O Bureau Político do Comité Central do MPLA solidarizou-se, hoje, com as reivindicações das centrais sindicais que exigem um aumento do salário mínimo nacional.

Em alternativa, a direcção do partido no poder sugere uma subida gradual nos salários da função pública em 25% por ano, ou seja, de oito mil kwanzas.

O salário mínimo actual é de 32.181,15 kwanzas. A sugestão do MPLA de aumentar até 25%, levaria o salário mínimo a rondar os 40 mil kwanzas se a sugestão fosse aplicada já este ano. Um valor muito longe da proposta dos sindicatos que pedem um aumento até 245 mil kwanzas. 
De acordo com o secretário do Bureau Político para a Informação e Propaganda, Esteves Hilário, o MPLA representa “compreende e solidariza-se" com as reivindicações dos trabalhadores, mas entende, também, a “necessidade de harmonizar e equilibrá-las com a sustentabilidade das empresas e das famílias”.

 "O MPLA tem acompanhado o processo negocial entre o executivo e centrais sindicais e, por isso, tomou conhecimento com preocupação da declaração da greve geral proferida pelas centrais sindicais”, acrescentou Esteves Hilário, em conferência de imprensa realizada hoje, em Luanda. 

REAÇÕES

4
   
3
   
1
   
0
   
2
   
2
   
2
   
2