Lula da Silva regressa à Angola com a maior comitiva de sempre
Lula da Silva chega hoje a Luanda, desta vez, como presidente do Brasil, nove anos depois de ter visitado Angola.

A última vez que Lula da Silva esteve em Angola foi como convidado da Fundação José Eduardo dos Santos (FESA), na altura, liderada pelo antigo presidente José Eduardo dos Santos. Durante essa estadia, Lula da Silva participou em vários encontros, entre eles, numa palestra que, na altura, foi bastante comentada, cujo mote era  o ‘Combate à Fome e Pobreza Experiência em Angola e no Brasil".

Desta vez, e já como Presidente do Brasil, Lula da Silva chega com seis ministros e 170 empresários naquela que é considerada como “das maiores comitivas de sempre”, de acordo com o embaixador brasileiro em Angola, Rafael Vidal. 

De acordo com o programa disponibilizado à imprensa, a  visita de Lula da Silva tem início amanhã, sexta-feira, com uma deposição de uma coroa de flores no sarcófago de António Agostinho Neto e ainda um encontro, a sós, com o Presidente da República, João Lourenço.

A presidência brasileira recorda que “Angola é o único país do continente africano, além da África do Sul, com o qual o Brasil tem uma parceria estratégica”. Essa parceria engloba sete projectos de cooperação e os dois governos estudam a implementação de mais três nas áreas da saúde e educação. 

Está prevista, durante a visita, a assinatura de acordos ligados à agricultura, processamento de dados, saúde, educação, administração pública, transportes e apoio às pequenas e médias empresas. 

No primeiro dia da visita, Lula da Silva discursa na Assembleia Nacional e depois participa num seminário que conta com 60 representantes de empresas ligadas à alimentação, a produtos farmacêuticos, à aviação, à energias, à segurança pública e às máquinas agrícolas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0