Jovens levam acesso à água potável para famílias em Luanda
A Global Shapers Luanda, realizou no ultimo sábado, 26, o projecto denominado “Filtros que Salvam Vidas”, onde forneceram a 8 famílias filtros de água para melhorar o processo de purificação de água, substituindo assim a necessidade de ferver ou introduzir químicos.

Sendo a falta de água potável, um problema que ainda afecta muitas famílias angolanas, colocando assim o país em 3º lugar entre os 10 no mundo com a maior percentagem de carência ao acesso à água potável.

Motivo que levou os jovens da comunidade internacional Global Shapers do Hub (pólo) de Luanda, ao bairro Embondeiro, município de Luanda, implementar o projecto, sob lema, “a água limpa não é uma despesa de fundos; a água limpa é um investimento no futuro do nosso país”. 

De acordo com o coordenador da comunidade, José Miguel, na nota enviada à Angola-Online, identificou a água limpa como um recurso catalisador para a mudança e o primeiro passo para elevar as comunidades de um ciclo de combate a doença e pobreza para uma melhor saúde.

O projecto “Filtros que Salvam Vidas”, que tem como o objectivo garantir o acesso à água limpa de forma econômica, acessível, segura e ecológica. Usa os filtros do tipo Aqus, que têm a capacidade de filtrar 1.440 litros por dia, eliminando 99,999% de contaminantes biológicos e evitando inúmeras doenças. 

Com uma duração de 3 anos de vida útil, o filtro é de simples manutenção e funciona sem eletricidade e químicos. Depois desta iniciativa, o projecto na segunda fase, irá identificar oportunidades para atrair parceiros públicos e privados para comercializar o filtro e criar empregos e escalar o impacto em Angola e outros países africanos.

A organização internacional Global Shapers Community é uma iniciativa do Fórum Económico Mundial (FEM) composta por mais de 7.000 jovens abaixo dos 30 anos, que se destacam nas mais diversas áreas de actividade e que desejam promover um impacto positivo nas suas comunidades e domínios sociais e econômicos.

Redacção

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0