Há pelo menos 765 cargos de topo na administração pública com direito a carros de luxo
São centenas de cargos na administração pública com direito a carros de luxo com preços que variam entre 90 a 290 mil USD. Isto faz com que o Estado tenha a circular pelo menos 145 milhões USD em Lexus, VX-R e Prados, entre outros.

O Estado possui pelo menos 765 carros de luxos com preços que vão desde os 90 a 290 mil USD cada, atribuídos a servidores públicos entre ministros, vice-ministros, deputados, juizes, governadores províncias e seus adjuntos, presidentes de conselhos de administração de empresas do Sector Empresarial Público (SEP), e ainda chefias com cargos de direcção, apurou o Expansão, com base no estatuto orgânico destas instituições do Estado.

Contas feitas pelo Expansão indicam que ao preço médio de 190 mil USD cada viatura, o Estado terá gasto pelo menos 145 milhões USD, qualquer coisa como 73 mil milhões Kz. Mas estes números serão bastante superiores já que não foi possível contabilizar as viaturas de luxo que estão na Presidência da República (entre conselheiros, serviços de apoio e até as viaturas a cargo do Presidente) ou nos policias e militares.

O Expansão também apenas contabilizou a viatura atribuida aos PCA"s das 81 empresas do Sector Empresarial Público, uma vez que não conseguiu identificar o número concreto de elementos que têm direito a viatura. No entanto, basta olhar para a Sonangol e a Endiama para perceber que serão às centenas no SEP.

Olhando para a proposta do Orçamento Geral do Estado 2023, que começa a vigorar a 1 de Março, estes 73 mil milhões Kz, é quase o dobro do valor que o Governo prevê para o programa de fomento a produção agrícola, é quase quatro vezes o programa para o fomento da produção da indústria transformadora e mais de cinco vezes o programa de promoção à empregabilidade.

Os 73 mil milhões Kz que valem estes carros de luxo para os servidores públicos, custam ainda seis vezes mais o que a proposta do OGE prevê para o programa de expansão dos transportes públicos e quatro vezes mais que o programa de combate ao crime económico, financeiro e à corrupção.

Além da Presidência, militares e polícias, o Expansão também não conseguiu apurar o número de carros de luxo atribuidos a outras funções dentro da função pública, como são os casos de quadros dos institutos, secretárias de gabinetes e assessores de servidores públicos. No entanto o Expansão sabe que há casos dentro destas categorias profissionais que se passeiam dentro de viaturas do Estado consideradas de luxo, que lhes foram atribuidas como uma das várias regalias que lhes são dadas.

Por carros de luxo entenda-se viaturas que custam pelo menos 90 mil USD, equivalente a cerca de 45 milhões Kz, valor que daria para comprar um apartamento no Kilamba. Estas viaturas são de diferentes marcas e modelos, mas definem também a categoria do servidor público. Ou seja, quanto mais alto for o cargo, maior é o valor da sua viatura.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0