Grupo Mitrelli bate Omatapalo e recebe mais contratos sem concurso público em Angola
Israelitas bateram empresa angolana, OMATAPALO, nos contratos simplificados.

Financiamentos externos determinaram cerca de metade do valor das contratações. Em grande parte dos casos não são referidas nem as entidades financiadoras nem as empresas contratadas.  

Em 2023, o Presidente da República autorizou contratações simplificadas no valor global de cerca de 20,292 mil milhões de dólares, um aumento de cerca de 45%, face aos cerca de 14 mil milhões de dólares autorizados em 2022.

Quase metade das contrações, no caso cerca de 46%, foram “por razões de financiamento externo”, segundo os decretos presidenciais analisados pelo Valor Económico. No global, os financiamentos externos determinaram contratações avaliadas em cerca de 9,351 mil milhões de dólares.

Segundo o mesmo jornal, o grupo aparece como financiador e executante de vários projectos através de diferentes empresas. Ou seja, ganha os contratos e ainda empresta dinheiro ao Governo angolano para executar as obras. Ganha duas vezes com diferente empresas do seu grupo. Depois da Omatapalo nos anos anteriores liderar como a que mais ganha contratos sem concurso público, em 2023 o grupo Mitrelli Venceu tudo é todos. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0