Fuba oferecida por fazenda intoxica mais de 200 pessoas no Namibe
Segundo o director do Gabinete provincial da Saúde da Huíla, Paulo Luvangomo, as autoridades sanitárias da província presumem tratar-se de uma intoxicação alimentar provocada pelo consumo de um tipo de fuba de milho oferecida por uma fazenda às comunidades das duas localidades.

Paulo Luvangambo disse que os primeiros 15 casos foram notificados na tarde de quarta-feira no Hospital municipal da Chibia, e até ontem estavam em acompanhamento, naquela unidade, 202 pacientes, 66 dos quais menores de 15 anos, cujo quadro clínico não oferecia preocupação.

Os pacientes, descreveu, apresentavam sintomas como agitação psicomotora, alguns com alguma agressividade e outros manifestam febres moderadas, o que levou à criação de uma equipa multidisciplinar integrada por técnicos da Saúde e da Agricultura para se fazer um estudo laboratorial da fuba em causa, cujos resultados podem ser determinados hoje.

Segundo aquele responsável, até ontem, não tinham sido registados casos graves, nem houve necessidade de evacuação para os hospitais de referência da cidade do Lubango. Aliás, até ontem, já tinham sido dadas três altas hospitalares.

O director da Saúde assegurou que foram já mobilizados para o acompanhamento do fenómeno 96 técnicos, entre os quais 19 médicos.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0