Explicado o decote da filha de Chivukuvuku no Vaticano
Se diz que filha do político Abel Chivukuvuku violou as regras do Vaticano. As regras são aqui descascadas.

Durante uma visita de Estado ou em audiência privadacom o Papa, os convidados são aconselhados a usar roupa negra, com as mulheres a cobrirem a cabeça com um lenço ou véu.

Esta regra de etiqueta foi cumprida, por exemplo, por Michelle Obama, Ana Paula dos Santos ou Melania Trump, quando visitaram o Vaticano. Mas o protocolo é diferente para as rainhas e princesas católicas , o chamado "Privilégio do Branco".

As integrantes deste grupo exclusivo são neste momento, a rainha Sofia de Espanha, a rainha Paola da Bélgica, a grande duquesa Maria Teresa de Luxemburgo, a rainha Matilde da Bélgica, a rainha Leticia de Espanha , a princesa Charlene do Mónaco e a princesa Marina de Nápoles . São apenas 7 as mulheres que gozam do tal "Privilégio do Branco" .

Mas nem todas as rainhas católicas o podem fazer, já que é necessário que o Papa tenha atribuído o título de "Rex Catholicissimus aos monarcas, um título hereditário. Este privilégio está reservado a eventos importantes no Vaticano, como audiências privadas, canonizações , beatificações ou missas especiais 

O protocolo do Vaticano diz ainda que qualquer outra mulher que não tenha o "Privilégio do Branco" deve usar um vestido preto sem decote e com mangas compridas e uma mantilha preta na cabeça ao se encontrar com o Papa.

Apesar de ser um protocolo rígido do Vaticano, o Papa Francisco (líder da Igreja Católica) foi mais flexível que os seus antecessores . Por exemplo, a rainha Isabel II, apesar de ser um membro da realeza, não tem permissão para usar branco em frente ao Papa, uma vez que é líder da Igreja Anglicana. Apesar de durante muitos anos, ter usado preto sempre que visitou o Vaticano, em 2014 a rainha Isabel II da Inglaterra, visitou o Vaticano usando um vestido lilás, e não preto como mandam as regras .

Se o encontro com Sua Santidade, o Papa Francisco, tiver lugar fora do Vaticano as regras mencionadas não se aplicam . Recorde-se que em 2015, altura em que Barack e Michelle Obama foram esperar o Papa Francisco ao aeroporto de Washington, a primeira-dama dos EUA usou um vestido azul.

A SITUAÇÃO DO CASAL PRESIDENCIAL PORTUGUÊS QUE CAUSOU UM INCIDENTE DIPLOMÁTICO

Na preparação de uma visita que chegou a estar pensada para o dia 27 de Maio de 1997, os serviços de protocolo do Vaticano fizeram a proposta de que Maria José Rita, esposa do Presidente de Portugal, Jorge Sampaio ficasse numa sala à espera e só entrasse na audiência quando a restante comitiva o fizesse. Ou seja, não participaria na parte inicial em que o Papa receberia o Presidente, só entraria passados 15 ou 20 minutos para assistir a troca de presentes. A proposta do Vaticano, devia-se o facto de Jorge Sampaio ser divorciado de um primeiro casamento e, portanto, casado com a então primeira-dama Maria José Rita em segundas núpcias.

Na altura , o Presidente Jorge Sampaio rejeitou a hipótese de ser recebido sem a mulher e a visita ao Vaticano ficou adiada sete anos. Só em Novembro de 2004 fez a sua primeira visita oficial a Itália, que incluiu uma audiência papal, na qual o Presidente e a sua mulher, Maria José Rita foram recebidos.

Texto de Salambende Mucari

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0