Elon Musk  traz internet SpaceX a Angola
O serviço estava marcado para o II trimestre deste ano, mas o INACOM não aprovou. Nesta nova data, a Starlink é dada como certa em Angola.

A Starlink, que disponibiliza serviço de internet através do satélite SpaceX, vai estar disponível em Angola a partir do quarto trimestre deste ano, anunciou a empresa pertencente a Elon Musk no seu site oficial.

A empresa, que já tem presença em mais de 30 países no mundo, aguarda apenas a aprovação do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), para disponibilizar o seu serviço de internet, que é conhecido pela alta velocidade e baixa latência, além de permitir o acesso às zonas remotas dos países onde já opera.

O plano de expansão da Starlink em Angola já tinha sido anunciado oficialmente no início do ano. Na altura, a empresa tencionava operar no País no segundo trimestre, entre Abril e Junho, mas falhou por falta de aprovação do regulador, no caso o INACOM.

Contudo, nesta nova data, a disponibilização do serviço é dada como certa, visto que a empresa do milionário com origens na África do Sul, já permite que os clientes façam reservas dos kits de instalação da Starlink, no site da empresa por 9 USD.

Apesar de ser um serviço de internet via satélite, a empresa assegura que os mais de 4.700 de satélites da SpaceX em órbita e que estão "muito mais perto da terra" conseguem proporcionar uma latência de 25 a 50 milésimos de segundos, entre as mais baixas do mercado.

Já a conexão máxima da Starlink chega a 250 Mbps de downlond e alcança uma velocidade máxima de 25 Mbps de upload, em qualquer parte do mundo, oferecido nos pacotes mais sofisticados.

A alta velocidade e a baixa latência tornam o serviço de internet por via SpaceX melhor do que as concorrentes no segmento por satélite, tornando-a também entre as mais caras, sendo acessível a classes económicas com mais posse, mesmo que o objectivo da empresa esteja assente na disponibilização de serviço de internet de baixo custo.

Em termos práticos, o sinal é captado por um Vsat da empresa, que é instalado no telhado ou em alguma área aberta para captar o sinal e um router wi-fi da Starlink que recebe e distribui o sinal aos utilizadores.

A Starlink, que inaugurou o seu serviço em África, em Fevereiro na Nigéria, disponibiliza pacotes de internet residencial, comercial, de viagem, marítima e também para aviação.

A Starlink está no mercado desde 2018 e também já está disponível no Quénia, Moçambique e Ruanda.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0