Dólares e euros desapareceram das ruas de Luanda
O preço da nota de 100 dólares, assim como o da de 100 euro, dispararam no mercado informal, estando agora a ser vendidas nas ruas de Luanda a 70 e 74 mil kwanzas, respectivamente. Há duas semanas estas notas eram comercializadas pelas "kinguilas" a 65 e 69 mil kz. E há cada vez mais dificuldades em encontrá-las, quer nos bancos comerciais, quer no mercado paralelo.

Actualmente, uma nota de um dólar no Banco Nacional de Angola (BNA) está a ser comercializado a 637, 50 Kwanza, enquanto a de um euro está a custar 685,70 Kz. Nos bancos comerciais, há duas semanas a nota de 100 euros valia 61.600 kwanzas, enquanto a de 100 dólares custava 56 mil.

No mercado informal, em algumas zonas de Luanda, no fim-de-semana, a nota de 100 dólares está a ser comprada pelas "kinguilas" entre os 69 e os 70 mil kwanzas e vendida a 72 e 74 mil, dependendo do local. Já a nota de 100 euros está a ser comprada a 74 mil e vendida a 77 mil kwanzas.

As "kinguilas", como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas na rua, "há muitas dificuldades nas aquisições das divisas nas últimas semanas.

Alguns vendedores e compradores de dólares e euros na conhecida zona do Mártires de Kifangondo asseguram que quase não há notas de euro no mercado devido às dificuldades existentes na sua aquisição.

"O euro desapareceu outra vez. Está muito difícil de encontrar, apesar do dólar também não estar fácil, mas o euro quase já não aparece e é muito procurada nos últimos dias", descreveram as mulheres.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0