Deputados do MPLA sozinhos impedem votação para destituir JLO
Os deputados do MPLA travaram hoje o processo de destituição do Presidente da República apresentado pela UNITA numa sessão plenária marcada por muita gritaria e troca de acusações.

A reunião decorreu à porta fechada, sem transmissão televisiva ou radiofónica, com os deputados da oposição a gritar "vergonha” e “medo”, quando a presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira,  determinou que fosse votada, de mão no ar, a proposta da UNITA de destituição do Presidente da República. Alguns deputados do  MPLA, no final da votação, entoaram cânticos e danças visivelmente satisfeitos com a decisão. 

123 deputados votaram contra a proposta da UNITA. Os deputados da UNITA abandonaram a sessão e acusaram a Presidente da Assembleia Nacional de desrespeitar o “estado democrático de direito”. 

O presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, à saída do debate acusou os deputados do MPLA de “não estarem ao serviço dos angolanos”. “Têm medo do povo e do debate democrático. O MPLA está sob pressão e esta sessão foi muito boa e veio claramente demonstrar o que é o MPLA hoje”. 

A sessão plenária extraordinária foi convocada por Carolina Cerqueira para apreciar a proposta de destituição de João Lourenço, apresentada na quinta-feira pelo maior partido da oposição. 90 deputados da UNITA subscreveram a iniciativa. A UNITA, para avançar com a proposta, precisaria do voto de 111 deputados. 

Já o deputado do MPLA,  António Paulo, explicou aos jornalistas que a iniciativa de destituição do Presidente da República é assumida pela Assembleia Nacional. “Quem assume a iniciativa é a Assembleia Nacional, embora cada grupo de um terço de deputados possa desencadear a iniciativa” .

Esta manhã, a UNITA divulgou, na sua página oficial, "provas documentais", onde são apresentados os argumentos para destituir o Presidente da República, João Lourenço.  São no total 89 páginas de "fundamentação" a que se juntam "provas" e uma lista de  45 testemunhas. 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0