De mãos beijadas: Chineses entregam obras da circular do Sumbe a Omatapalo
Alegando falta de financiamento, a empresa chinesa Sinohydro Corporation decidiu entregar à Omatapalo o contrato que tinha com o Governo de Angola para realizar as obras da circular rodoviária do Sumbe, no Cuanza-Sul.

O contrato entre o Governo e a Sinohydro Corporation para a construção da circular rodoviária foi aprovado em Março de 2017, pelo antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.   

As obras não avançaram porque a empresa chinesa dependia de um financiamento da China (LCC) que não foi aprovado. De acordo com um despacho presidencial, a Sinohydro Corporation “reconheceu não ser possível realizar as obras e por isso cedeu a sua posição contratual na totalidade a Omatapalo, em Angola, que tem um  financiamento interno para execução da empreitada”. 

As obras vão sofrer reajustes técnicos e financeiros.

O centro urbano da cidade do Sumbe tem ligações com o trânsito das estradas EN100 e EN 240 que normalmente é feito por veículos pesados de carga de mercadorias. 

O prazo para as obras também foi prorrogado, mas o despacho não especifica uma data para início e fim das obras já a cargo da Omatapalo. 

As obras da circular do Sumbe vão custar 89,6 milhões de USD e a aquisição de serviços de elaboração de estudos e projectos de execução, consultoria técnica e coordenação vão custar 5,1 milhões de USD. A aquisição de serviços de fiscalização fica por cinco milhões de USD. 

A Omatapalo, nos últimos anos de Governo de João Lourenço, tem beneficiado de várias obras estatais. Muitas são por adjudicações directas. Cerca de 90% provém de contratos simplificados adjudicados por decretos presidenciais sem concurso público. A Omatapalo Angola também ganhou 19 contratos estatais só no ano passado, dos cerca de cem a que concorreu. A empresa quadruplicou assim o volume de negócios face à última década ao longo da presidência de José Eduardo Dos Santos, que terminou em 2017.   

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0