Construção da baía de Moçâmedes vai custar 600 milhões de dólares
Um dos maiores empreendimentos a ser construído na província do Namibe, considerou o ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu.

O Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes (Namibe) vai, nos próximos tempo, mobilizar homens e máquinas para transformar e torná-la num “ex-libris” da região sul de Angola e por sinal, um dos maiores empreendimentos a ser construído na província do Namibe, considerou o ministro dos Transportes.

Ricardo D´Abreu realçou que a visita ao Namibe, visou por outro lado celebrar, uma vez mais, a parceria viável entre japoneses e angolanos e por último, reconhecer o esforço de homens e mulheres abnegados para proporcionar benefícios às comunidades residentes, ou trabalhadoras, na região sul de Angola.

O consórcio TTC / TOA empregará durante o período de 35 meses cerca de 500 angolanos, 80 japoneses e filipinos. Empresas subcontratadas, fornecedores e logística envolve mais de mil de trabalhadores angolanos, num orçamento de aproximadamente 600 milhões de dólares norte-americanos.

Quanto à formação e desenvolvimento de competências, este projecto inclui um período de formação de 3 meses para cada porto (na fase final de construção). A implementação pelo Empreiteiro do Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Competências para equipamentos portuários importantes, tais como gruas de contentor, navio de operação e radar, permitirá criar capacidade e experiência do pessoal portuário.

Ricardo de Abreu recordou, que por esta infra-estrutura, já se atingiram níveis de exploração na ordem das seis milhões de toneladas por ano, sendo por isso "plausível pensar que estamos, sim num momento de virar de página com impacto estrutural na economia da província, na vida dos seus habitantes e do país”.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0