Congoleses invadem águas angolanas e capturam milhares de peixe com arrastão
As autoridades de vigilância e segurança marítima da Capitania do Porto de Cabinda apreenderam uma embarcação no alto mar, por alegada pesca ilegal em águas territoriais.

O chefe de segurança marítima da Capitania do Porto de Cabinda, Fernando Massiala, explicou que a apreensão aconteceu no dia 31 de Março, a cerca de 8 milhas náuticos da costa angolana.

Adiantou que a embarcação tinha como tripulantes cidadãos com idades entre 31 a 60 anos, sendo três de nacionalidade chinesa, um maliano e quatro da República do Congo (RC).

Fernando Massiala fez saber que as autoridades de vigilância e fiscalização marítima vão continuar com as operações de controlo e vigilância das águas territoriais, de modo a garantir a segurança das plataformas petrolíferas, proteger a fauna e a flora marinha e combater a violação da costa angolana.

"Os tripulantes da embarcação estão detidos e aguardam pelos trâmites dos órgãos de justiça (SIC) para os devidos procedimentos e aplicação da lei", salientou.

As fronteiras marítimas com os dois Congos (RDC e RC) têm registado, últimos tempos, violação por parte de embarcações e pescadores ilegais, que a todo custo violam as águas rasas e semi-profundas para a prática de pesca.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0
   
0