CEIC actualiza trambolhão do PIB com crescimento de apenas 0,3% este ano
Angola tem um dos padrões mais desiguais de distribuição do rendimento e é citado como “um dos exemplos mais acabados” de um cenário em que a actividade das empresas do Estado se esconde por trás de um sistema financeiro opaco, não cumpre regras mínimas de transparência e beneficia figuras públicas ou políticas.

Em Fevereiro do corrente ano o CEIC apresentou publicamente as suas previsões de crescimento da economia angolana até 2030 e as possíveis implicações sobre o emprego (Cf. Cenários de Crescimento da Economia Angola até 2030 e Impactos Sobre o Emprego – Alves da Rocha, Francisco Paulo, Regina Santos e Teurio Marcelo, CEIC-UCAN, Fevereiro de 2023). 

A invasão da Ucrânia pela Rússia em Fevereiro, as oscilações do preço do barril de petróleo a ocorrerem desde então, bem assim como a crescente influência mundial dos BRICS+6 (brevemente com a Venezuela a transformar-se no espaço económico detentor do controlo total das actuais fontes de energia) aconselharam-nos a actualizar as previsões então apresentadas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0