Carolina Cerqueira volta de voo particular e com sorriso nos lábios por trazer ao país todos parlamentares do mundo
Presidente da Assembleia Nacional esteve uma semana fora do país a reforçar cooperação com Cabo Verde e Portugal. Curiosamente, Carolina Cerqueira usou avião particular na viagem.

De regresso ao país, um dado curioso (conforme mostra a foto), a presidente do Parlamento angolano voltou ao país ontem, domingo, usando um avião particular. Não se sabe o quanto terá custado aos cofres do Estado a viagem de avião particular a Cabo Verde e Portugal, quando a transportadora nacional TAAG e a portuguesa TAP fazem duas as rotas. 

Em meios  a crise financeira, nota-se que membros do governo continuam a viajar em voos particulares. Não se sabe ao todo quanto custam as viagens efectuadas. 

Fazendo o balanço da actividade parlamentar no exterior do país, Carolina Cerqueira disse que, entre os vários assuntos, foram revistos acordos de cooperação, além da análise de outras áreas de intercâmbio, nomeadamente, a crise energética, segurança alimentar, papel dos Parlamentos em defesa do ecossistema e dos Parlamentos Verdes.

Questões ligadas ao empoderamento da mulher, participação da juventude na política e na paz, também mereceram a atenção da líder parlamentar. "A paz do ponto de vista da política parlamentar que está a ser desenvolvida a nível de todos os Parlamentos, em que a África tem tido um dinamismo e uma vitalidade marcante, associados à cooperação e diplomacia humanitária, tendo em conta a situação nos Grandes Lagos, os conflitos no Leste da RDC e no Sudão foram abordados”, disse.

Carolina Cerqueira destacou as acções desenvolvidas em Cabo Verde e em Portugal, durante a missão de serviço, tendo aproveitado em ambas visitas para promover a 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que  o país vai acolher de 23 a 27 de Outubro próximo.

Angola é o primeiro Estado africano e o segundo país de expressão portuguesa, depois do Brasil, a organizar o maior evento dos Parlamentos do mundo, para o qual se espera a presença de mais de 1.500 parlamentares estrangeiros.

Segundo Carolina Cerqueira, durante a Sessão Evocativa do Dia Internacional do Parlamentarismo, assinalado a 30 de Junho, no Parlamento português, Angola foi convidada a tomar a palavra sobre o tema e os deputados angolanos puderam falar sobre a preparação da 147ª Assembleia-Geral da UIP.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0