Benguela «sem oxigénio» há mais de três anos
A fábrica de oxigénio no Lobito esta paralisada por falta de energia há mais de três anos.

Segundo o responsável, Samuel Polo, a produção de oxigénio na fábrica da Sociedade Angolana de Gases Comprimidos (Angases), no município do Lobito, em Benguela, está paralisada há três anos, por falta de energia eléctrica de alta tensão. 

A Angases no Lobito deixou de produzir oxigénio desde 2016, depois de uma avaria no gerador de energia de mil kva, única fonte de fornecimento de energia àquela unidade fabril.

Samuel Polo garantiu que tudo indica que a unidade fabril volte a funcionar ainda este ano, já que está previsto a ligação de energia a partir da rede pública, capaz de alimentar a sua linha de enchimento de oxigénio.

A empresa vive dificuldades financeiras que levaram ao atraso da reparação do gerador e que, por isso, as esperanças para voltar a produzir oxigénio estão depositadas no fornecimento de electricidade da rede pública, numa altura em que os trabalhos de avaliação já estão em curso.

Com capacidade instalada para produzir 20 mil litros de oxigénio por mês, tendo como principais clientes as unidades hospitalares e industriais na província de Benguela, a fábrica da Angases no Lobito tem também linhas de produção de acetileno e azoto.

Fonte: Angop | Fotos: Angop e Arquivos

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0