Angola receia entrada na Zona de Comércio Livre da SADC
Aumento da produção interna, maiores oportunidades de negócios, importações e exportações regionais, bem como o acesso a insumos e bens de consumo mais baratos, são os objectivos da ZCL, que pretende também maiores oportunidades de emprego, investimento directo estrangeiro e criação de cadeias de valor regionais.

A integração de Angola na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral terá impacto, de facto, quando o país aderir à Zona de Comércio Livre da sob região, de acordo com especialista em relações Antunes Eugênio. 

Em termos de elaboração de políticas públicas domésticas, defende, Angola tem feito enquadramento em conformidade com os planos indicativos de desenvolvimento estratégicos regionais da SADC, com o destaque para a agenda 2020-20230.

No entanto, explica Eugênio, a ‘coisa emperra’ na materialização das políticas. “Por exemplo, além da dificuldade em assumir a integração na Zona de Comércio Livre, Angola não consegue aumentar a fasquia orçamental para a educação e saúde, na ordem dos 20% e 15%, em consonância com as metas da organização e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”          

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0