África perde cerca de 300 biliões de dólares anualmente
O continente africano perde, anualmente, cerca de 300 biliões de dólares norte-americanos, devido ao deficit no controlo do fluxo económico e financeiro, afirmou, a conselheira do secretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Cristina Duarte.

As declarações foram feitas no I Fórum da Mulher para Paz e Democracia, onde falou sobre "Desafios da Segurança Alimentar e Alterações Climáticas no Continente".

Segundo a interveniente, estes números resultam dos instrumentos utilizados para o desenho das políticas públicas em África, uma vez que são definidas para uma gestão de desenvolvimento e não para uma acabar com a pobreza.

“Gerir a pobreza e gerir o desenvolvimento são questões completamente diferentes”, sublinhou. Explicou, que estes valores entram no sistema financeiro internacional e, passado alguns meses, os países africanos voltam a bater à porta deste sistema para solicitar empréstimos do próprio dinheiro, com pagamento de juros.

“África perder estes valores com a mão direita e com a mão esquerda implora por suspensão da dívida ou renegociação da mesma”, referiu. Quanto à questão da segurança alimentar, a conselheira do secretário-geral da ONU referiu que as nações africanas têm de conseguir operacionalizar economias de elevada produtividade e mão-de-obra intensiva, para conseguir resolver a questão da estabilidade no continente.

No que toca à situação ambiental, sublinhou que cada cidadão africano tem de estar atento à situação das mudanças climáticas, pois não se deve discutir segurança alimentar e mudança climática em África sem trazer a questão energética.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0