Aeroporto do Soyo pode encerrar embarcações
O aeroporto denominado Comandante Ndozi, localizado na cidade do Soyo, província do Zaire, pode vir a encerrar as embarcações a qualquer momento, por alegada insegurança na pista, lixo acumulado e mal estado da rede de vedação.

Esta intenção foi avançada nesta segunda-feira, no Soyo, pelo director nacional para a área de infra-estruturas da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA-EP), Joaquim Oli Jabila.

O responsável, que falava num encontro com agentes aeroportuários, membros dos órgãos de defesa e ordem interna e autoridades tradicionais locais, explicou que animais domésticos tomaram conta da pista do aeroporto local, em consequência da vandalização da rede de vedação por meliantes.

“Os aeroportos do Soyo e de Cabinda apresentam muitas irregularidades em termos de segurança, o que representa um grande perigo a navegação aérea”, justificou. 

Três incidentes, sem registo de vítimas humanas, ocorreram já na pista deste aeroporto, sendo o primeiro tratou-se de um despiste de um avião ligeiro do tipo PA-31 da empresa privada Mavewa, em Julho de 2016, o segundo envolveu uma aeronave Boeing 737-700 da TAAG, em Abril de 2017.

O terceiro incidente caracterizou-se pelo embate de uma aeronave do tipo B-1900 da companhia Sonair contra um animal doméstico no momento de aterragem, em Setembro de 2018.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0