20 Cúmplices de Lussaty são presos com muito dinheiro escondido em contentores
Entre os detidos está Lucas José, presidente do Kuando Kubango Futebol Clube, equipa do Girabola.

Durante as detenções, os efectivos da DNIAP, que viajaram propositadamente de Luanda para o Kuando-Kubango, descobriram e apreenderam "avultadas somas em kwanzas" que se encontravam guardadas num contentor.

Álvaro João, o porta-voz da Procuradoria-Geral da República (PGR), em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), confirmou a detenção dos mais de 20 envolvidos no processo e salientou que depois de serem ouvidos, lhes foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Em Maio último, a PGR anunciou, que foi aberto um processo que envolve oficiais das Forças Armadas Angolanas afectos à Casa de Segurança do Presidente da República, por suspeita dos crimes de peculato, retenção de moeda, associação criminosa e outros.

A nota da PGR frisava que, no âmbito do processo, foram apreendidos valores monetários "em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas, na ordem de milhões, em dólares norte-americanos, em euros e em kwanzas, bem como residências e viaturas".

O chefe das finanças da banda musical da Presidência da República, Pedro Lussaty, figura central, terá sido detido na posse de duas malas com dez milhões de dólares e quatro milhões de euros, supostamente a tentar sair do País.

Na sequência do escândalo, o Presidente da República, João Lourenço, demitiu vários militares de topo ligados à sua Casa de Segurança, bem como o seu responsável máximo e ministro de Estado, Pedro Sebastião.

O Banco Nacional de Angola (BNA) abriu também um inquérito para apurar as circunstâncias em que o dinheiro levantado por um banco comercial foi encontrado na posse dos oficiais ligados à Casa de Segurança.

REAÇÕES

1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0