A ressaca é considerado um estado ou mal-estar causado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que geralmente surge no dia seguinte ao consumo de bebidas.

A ressaca é composta por um conjunto de sintomas como vômitos, mal estar, enjoo e dor de cabeça que são provocados pela desidratação que o álcool provoca no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar o álcool do sangue

Leite ou iogurte natural

Leite ou iogurte natural

Se bebeu demais, o leite é um óptimo remédio. É rico em cálcio e consegue acalmar os males de estômago provocados pelo álcool. Contém cisteína, um aminoácido que consegue processar o álcool, segundo defende ao El País, o nutricionista Izaskun Arrarás de María, do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas de Navarra. Um iogurte natural também serve, pois é rico em vitamina B5.

Espargos

Espargos

Os aminoácidos e os minerais dos espargos acalmam e protegem as células do fígado contra as toxinas, refere um estudo da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia, que acrescenta que este vegetal (branco ou verde) tem propriedades anti-fúngicas é diurético e anti-inflamatório.

Banana

Banana

"O álcool desidrata e inibe uma hormona responsável pela recarga de líquidos no nosso organismo", diz Moisés Robledo, médico da Sociedade Espanhola de Médicos de Clínica Geral e Familiar espanhola. Mas como é rica em potássio, é uma óptima solução para a sua recarga no sangue. Além disso, é um fruto rico em vitamina B6.

Sumo de tomate

Sumo de tomate

Percebe-se agora quando, nos filmes, porque alguém aparece a beber um Bloody Mary (coquetel de vodka e sumo de tomate), no dia seguinte a uma farra. O sumo deste fruto (rico em açúcares) combate a falta de açúcares (hipoglicémia) que resulta da ressaca. Acresce ainda que o fruto tem licopeno, um componente com muitos benefícios, nomeadamente o anti-inflamatório.

Brócolos

Brócolos

A par da cisteína encontrada em ovos,os brócolos (mas também pimenta, cebolas ou gérmen de trigo) são óptimos para a ressaca. Este legume tem um aminoácido responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, acelerando o processo da cura deste mal-estar.

Os ovos

Os ovos

Parece enjoativo, mas a verdade é que é um alimento com vitaminas B2, B6, B12 e B6. Esta, especialmente, que óptima porque é rica em cisteína, um aminoácido eficaz contra as toxinas, segundo estudo da Universidade da Califórnia, EUA. Se juntar queijo, numa omelete, o resultado é ainda melhor.

O Atum

O Atum

Porque é rico em enzimas alfa-cetoglutarato, pode ajudar a minimizar os sintomas da ressaca. E porque é vasodilatador, favorece o fornecimento correto de sangue aos tecidos e de oxigénio ao corpo, o que leva à remoção das toxinas. Se você não tiver atum fresco à mão (o que é o mais provável), uma lata de atum também serve.

Sumo de laranja

Sumo de laranja

A hidratação é extremamente importante, pelo que quantos mais líquidos beber melhor. E se tiver vitamina C, excelente. Ajuda o fígado e metabolizar o álcool. A água, claro, é melhor ainda.

Coca-Cola

Coca-Cola

Segundo alguns nutricionistas, beber Coca-Cola é um excelente remédio porque tem antioxidantes e cafeína que ajudam a aliviar as dores de cabeça tão comuns nas ressacas.

REAÇÕES

3
0
0
0
0
0
0
0

COMENTÁRIOS