Tribunal Supremo envia questionário a José Eduardo dos Santos
O juiz que preside ao julgamento sobre a transferência irregular de 500 milhões de dólares de Angola, para um banco no exterior, disse esta sexta-feira que o tribunal já enviou um questionário ao ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

João Pitra deu esta informação na oitava sessão do processo em que são réus Valter Filipe, antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Filomeno dos Santos, ex-presidente do Fundo Soberano de Angola, Jorge Gaudens Pontes Sebastião, empresário e sócio maioritário da Mais Financial Services, e António Samalia Bule Manuel, ex-director do departamento de gestão e reservas do BNA.

O juiz respondia a um pedido do advogado oficioso do réu José Filomeno dos Santos, para que fosse incluído no questionário a ser enviado a José Eduardo dos Santos, se tinha sido ele a indicar que o seu filho fosse o assessor do BNA neste processo de capitalização de investimento.

Em resposta, João Pitra disse que tinha sido já enviado o questionário, aguardando-se apenas a resposta, brincando que "só se fosse enviada uma adenda", e, sobre a resposta ao questionário, o tribunal deverá pronunciar-se em fase de audição dos declarantes.

No início do julgamento, a 09 deste mês, Sérgio Raimundo, advogado de defesa de Valter Filipe, solicitou ao tribunal que o ex-chefe de Estado angolano fosse ouvido como testemunha no caso da suposta transferência irregular de 500 milhões de dólares (452 milhões de euros) do BNA para uma conta de um banco em Londres, tendo o juiz deferido o pedido. 

A audiência desta sexta-feira foi interrompida e face ao período de quadra festiva, será retomada a próxima sessão no dia 14 de Janeiro, com a fase de audição das três testemunhas, o então ministro das Finanças, Archer Mangueira, o actual governador do BNA, José de Lima Massano, e o então assessor económico do co-arguido Valter Filipe, João Ebo, e dos 13 declarantes. 

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0