Tchizé dos Santos pede exoneração de João Lourenço
A deputada da bancada parlamentar do MPLA e empresária Tchizé dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, pede a exoneração de João Lourenço.

Tchizé dos Santos avança que o actual chefe de Estado está a fazer um "golpe de Estado às instituições" em Angola.

"Está a haver um crime contra o Estado. Isto é um caso para 'impeachment'. Este Presidente da República merece um 'impeachment'", afirma Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, considerada a filha mais próxima, politicamente, do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Segundo ela, tem recebido constantemente ameaças do partido no poder, situação que a mesma considera em "abuso de poder".

"É o senhor João Lourenço que me está a fazer a perseguição através do MPLA, porque ninguém no MPLA toma ali uma atitude sem a autorização do Presidente, ou sem a orientação", afirmou.

Questionada sobre os seus investimentos em Portugal, não clarificou se pretende regressar em breve a Luanda, mas garantiu que não vai aceder ao pedido, feito esta semana pelo grupo parlamentar do partido, de suspender o mandato por estar ausente da Assembleia Nacional há mais de 90 dias.

A deputada que está "involuntariamente" fora do país devido à doença da filha, avança que há vários meses está a ser "intimidada" por dirigentes do partido no poder desde 1975.

Impeachment: Impugnação de mandato; processo de cassação feito a partir de uma denúncia crime contra uma autoridade, geralmente um presidente, sendo a sentença proferida pelo poder legislativo.

O caso recente de 'impeachment' foi o que aconteceu à presidente Dilma Rousseff, no Brasil. 

Fonte: Lusa

REAÇÕES

2
   
3
   
1
   
0
   
5
   
0
   
0
   
1