PGR garante que já tem os nomes dos que desviaram fundos públicos
A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem já identificadas algumas pessoas que, de forma irregular, beneficiaram de fundos do Estado, informou ontem, em Luanda, o procurador-geral da República, à margem de uma marcha realizada no Mausoléu António Agostinho Neto, em alusão aos 40 anos da PGR, que se assinala a 27 de Abril.

Hélder Pitta Groz afirmou que a PGR tem dedicado parte do seu trabalho a questões do género e as pessoas identificadas, cujos nomes não foram citados, vão ser chamadas a prestar esclarecimentos sobre o dinheiro recebido. 

O magistrado do Ministério Público explicou que a PGR convoca os supostos envolvidos em escândalos financeiros à medida que recebe denúncias sobre descaminhos de fundos do Estado. “Cada caso é um caso e não há uma receita única para todos os casos”, disse.

Relativamente ao repatriamento de capitais, Hélder Pitta Grós informou que a PGR está a trabalhar na recuperação do dinheiro transferido dos cofres do Estado de forma ilegal, sublinhando que o processo já está na fase coerciva.

O procurador-geral da República disse que o processo que envolve Jean-Claude Bastos de Morais, gestor do dinheiro do Fundo Soberano, e de José Filomeno “Zenu” dos Santos, ex-presidente do Fundo, está a decorrer em segredo de justiça. Garantiu, entretanto, que, em breve, haverá novos dados.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

2
   
1
   
0
   
0
   
2
   
0
   
0
   
0