País gastou 2 milhões USD por mês na importação de arroz
A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado para Economia, Sérgio Santos, numa entrevista realizada pela a fonte da Angola-Online, em Luanda.

De acordo o Secretário de Estado, o país gastou, em média, USD dois milhões/mês na importação de arroz, ou seja, USD 12 milhões, entre Janeiro e Junho últimos.

Sérgio Santos que abordava sobre o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), avança que as autoridades nacionais pretendem reverter rapidamente. 

Enquanto o dirigente fala sobre a questão do endividamento das empresas e afirma que o mais preocupante, hoje, é o endividamento privado.

Em relação ao Angola Investe, reconhece que trouxe problemas, mas já em resolução, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), estando em curso um trabalho de avaliação dos projectos afectados.

Sérgio Santos fala, igualmente, da problemática da produção de cereais e defende forte investimento, bem como incentivos em unidades de descasques de arroz, fundamentalmente nas províncias do Bié, de Malanje, da Lunda Norte e da Lunda Sul.

O Prodesi, como sabemos, é o acrónimo do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi). É dentro do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) que o mesmo, bastante transversal, está e que, neste preciso momento, tem concretizado um conjunto de 14 projectos em curso.

Fonte: Angop

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0