Mais de 1500 empresas cobram IVA a partir de amanhã
São no total mil e seiscentas empresas, autorizadas pela Administração Geral Tributária (AGT), para a cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado IVA, a partir de amanhã, terça-feira 01 de Outubro, numa altura em que Angola passa a fazer parte de países que cobram o referido imposto, na SADC.

Segundo fonte da Angola-Online, o IVA, que incide sobre bens e serviços produzidos internamente ou importados, terá taxa única de 14%.

Nesta primeira fase, o imposto será cobrado a um total de  mil e 600 empresas, registadas na  Repartição  Fiscal dos Grandes  Contribuintes  e outras  que  aderiram  de forma  voluntária ao  regime  geral.

“Não há intenção alguma de o Executivo angolano recuar, é mesmo para  avançar, no  dia 01 de Outubro", disse o coordenador  do  grupo  técnico de implementação  do IVA, Adilson Sequeira, garantindo  estarem criadas todas as condições para a sua entrada em vigor.

A Administração Geral Tributária (AGT), já  validou 103 softwares de  empresas nacionais e estrangeiras, e autorizou 15 tipografias e gráficas para a impressão das facturas e documentos equivalentes, de acordo com o especialista.

O IVA, entre outras vantagens, prevê reduzir a carga fiscal, com a eliminação do Imposto de Consumo, e as empresas  neste  regime geral deixam de sofrer a  dupla tributação, além da organização dos sistemas contabilísticos. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0