Kabila pode voltar no comando da RDC
O antigo presidente Joseph Kabila, pode voltar a comandar a República Democrática do Congo, nas eleições de 2023, segundo afirmaram nesta quinta-feira, os seus apoiantes.

"O que é certo é que, hoje, nenhum obstáculo constitucional, institucional ou mesmo político poderia impedir o regresso do ex-presidente Kabila, como candidato à eleição presidencial", disse à imprensa Nehemiah Mwilanya, o coordenador da Frente Comum para o Congo (FCC), partido do antigo chefe de Estado.

De acordo com o também antigo chefe do gabinete de Kabila, o antigo Presidente vai assumir, por agora, o papel de senador vitalício, um cargo atribuído aos antigos chefes de Estado da RDCongo.

A declaração foi feita no final de uma reunião de avaliação do Partido das Pessoas para a Reconstrução da Democracia (PPRD), em Lubumbashi, cidade no sudeste do país e com forte apoio a Kabila.

Nas eleições de Dezembro de 2018, Kabila foi sucedido por Félix Tshisekedi, filho do histórico líder da oposição Étienne Tshisekedi, com 38,57 % dos votos, de acordo com dados da Comissão Eleitoral Nacional Independente validados pelo Tribunal Constitucional. 

A Constituição congolesa prevê que "o Presidente da República é eleito por sufrágio universal directo por um mandato de cinco anos, renovável uma única vez", o que dá ao Kabila possibilidade de regresso à liderança do país em 2023, findo o mandato de Tshisekedi. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
3
   
0
   
2