Isabel dos Santos: "Temos um grande défice energético no continente"
A PCA da Sonangol, Isabel dos Santos, disse durante uma conferência na London School of Economics, que o continente africano tem estado excluído dos mercados financeiros e ‘’há muita discriminação’’ no acesso ao financiamento.
Arquivo

"Há cada vez mais bancos em África, e principalmente há bancos que estão em vários países, criando uma verdadeira rede bancária africana, mas enquanto empreendedora, sinto que África foi excluída das instituições financeiras, do sector bancário, do acesso ao financiamento", disse Isabel dos Santos.

Acrescentando ainda: "Fomos deixados de fora, há muita discriminação, e sinto-me feliz por ver que tomámos para nós o trabalho de criar bancos na Nigéria, no Gana, em Angola, e todos modernizámos os serviços bancários nos últimos dez anos".

Por outro lado, a empresária destacou a energia e a agricultura como as áreas onde é necessária e desejável uma aposta dos investidores com consequências para os africanos.

"Temos um grande défice energético no continente, é um grande 'input' para a indústria, mas se for demasiado cara não somos competitivos", vincou, acrescentando: "Dizem que não somos competitivos porque não somos eficientes ou somos preguiçosos ou não sabemos fazer as coisas, mas não é verdade, precisamos é de investimentos enormes e pessoas para fazerem as coisas", concluiu.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0